Início da página

Autor - Equipe FGW
Início>Blog>4 erros que (quase) todo recém-formado comete
 4 erros que (quase) todo recém-formado comete

Garantir o tão esperado (e suado) diploma é tarefa dificílima, nós sabemos disso. Até pouco tempo atrás suas preocupações eram garantir boas notas, correr atrás de um estágio e fazer um bom trabalho de conclusão de curso. Mas e agora? Você, recém-formado, precisa saber quais são os erros que quase todo mundo que conclui a graduação comete e ter todas as condições para evitá-los.

Para ter sucesso na vida profissional, a faculdade é só uma etapa. Confira os erros e as dicas que separamos para vocês:

1 – Achar que os estudos acabaram por aí. Sabe aquela preocupação com suas notas? Elas podem até ter acabado, mas você não pode perder o hábito pelo estudo. Se na graduação já temos liberdade o suficiente para levar com a seriedade que queremos, isso não muda nada após a conclusão.

Existem vários caminhos que você pode seguir. Um deles é continuar estudando. Uma pós-graduação é a opção ideal para os que desejam partir para uma carreira de mercado. Existem vários MBA’s e com certeza algum deles te agrada e pode alavancar sua carreira.

Se você estiver um pouco cansado, tire um tempo para você. Todo mundo precisa descansar, afinal, isso também faz parte do crescimento.

2 – Achar que você sabe mais que os outros. Ler isso soou até um pouco arrogante né? Por mais distante que pareça, é muito comum deixarmos o nosso diploma subir a cabeça.

É muito comum encontrarmos no mercado profissionais que não fizeram uma graduação, mas ainda sim, possuem muita experiência. Não esqueça, você pode aprender com qualquer pessoa, e essas com anos de prática podem e vão te ensinar muito sobre o cotidiano da empresa.

Lembre-se da importância que é ter experiência. Ter o conhecimento adquirido na faculdade fresco pode ajudar, mas a vivência de mercado te deixará ainda mais forte para lidar com as adversidades do dia-a-dia.

3 – Ser impaciente com seu salário. Nem sempre você consegue o cargo dos sonhos logo quando sai da faculdade. Por mais que você se sinta frustrado, tenha paciência. Sua carreira é construída aos poucos, realmente com um passo de cada vez.

A melhor maneira de ser percebido dentro da empresa que trabalha é se aperfeiçoando e demonstrando que você tem vontade de evoluir. Quer continuar estudando? Não esqueça de verificar a qualidade da Instituição escolhida. Opte por uma faculdade que seja bem avaliada pelo MEC, e que principalmente possua um corpo docente formado por profissionais que estão inclusos no mercado.

4 – Não se manter atualizado após formado. Como recém-formado, não pense que suas obrigações com a área escolhida acabaram. Além de ser importante se manter atualizado com os assuntos do mundo, os da sua área são cruciais. Sempre que puder, assista a lives, siga perfis de referências da sua área, faça cursos rápidos e leia bastante sobre os assuntos que te interessam.

5 – Não deixar o currículo em dia. A agitada rotina da faculdade pode fazer isso muitas vezes. De que adianta se preparar para o mercado de trabalho se não deixamos nosso cartão de visitas atualizado? A graduação que você concluiu é o primeiro passo.

Você pode pensar que não tem muito o que dizer, que tem poucas experiências profissionais, então fica a dica: coloque seus melhores projetos da faculdade. Você também pode optar por fazer alguns trabalhos voluntários.

O mais importante é não ficar parado. Você fazendo mais pelo mercado, também vai contribuir para sua carreira.

Nós já falamos um pouquinho sobre como ser percebido pelo mercado de trabalho. Confira clicando aqui.

4 erros que (quase) todo recém-formado comete

VER MAIS