Início da página

Blog

Início da página

Blog

Letra menorLetra maior
AcessibilidadeContraste
Logo
BIBLIOTECA
CONTATO
C.H.
Data Publicação - 19/06/2020
Professores
Última Edição - 06/03/2022
MEC
Autor - Equipe FGW
Início>Blog>5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão
 5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

Sobreviver à recessão pode parecer tarefa impossível, mas, saiba que para tudo existe solução. O microempreendedor pode possuir maiores desvantagens que os grandes empresários, o que não significa que não dê para sair dessa.

Confira essas dicas que separamos para que tudo dê certo no fim da crise:

1 – Faça um novo planejamento de produção. Sabemos que é inevitável a queda de procura em vários segmentos durante a crise. Como não podemos controlar tal evidência, comece a planejar o ano novamente. Trabalha com confecção? Vá medindo a quantidade de procura e vendas, e tente produzir somente o necessário, evitando desperdícios e estoques cheios. Trabalha com serviços? Tende dar melhores condições para seus clientes, além de procurar vender aquilo que tem maior popularidade.

2 – Tente renegociar seus contratos. Seja uma pequena ou grande empresa, a possibilidade de diminuição no faturamento é real. Pense na seguinte situação: sua empresa está trabalhando em Home Office e, por isso, o uso do seu espaço físico é zero.

Você já tentou conversar com o proprietário do imóvel? Claro que é uma situação complexa, mas, um pouco de sinceridade e empatia pode fazer com que você reduza temporariamente os gastos com aluguel.

Você pode se questionar: Mas e se a empresa não quiser reduzir os valores, o que posso fazer?

Claro que cada caso é um caso, mas, se a situação apertar de vez, você pode tentar seguir somente com os contratos que mantém sua empresa viva, eliminando os extras e se readequando no dia-a-dia.

3 – Sobreviva à recessão com vendas pela internet. Esse pode ser o canal que você estava procurando para alavancar suas vendas durante a crise. Além de estar em constante crescimento, o negócio de vendas on-line também tem apresentado bons resultados em tempos de recessão.

Comprar on-line requer maior praticidade, maior facilidade em busca de preços e total independência do usuário.

Nós já fizemos um texto contando tudo que você precisa saber para começar um e-commerce, você pode conferir clicando aqui.

4 – Dê melhores condições de pagamento para seu cliente. Seu cliente é seu bem mais precioso. Mantê-lo ativo e satisfeito com seus serviços faz parte do crescimento da empresa como um todo. Um dos caminhos que você pode seguir é o parcelamento. Às vezes o seu cliente não pode pagar naquele momento, é exatamente agora que você precisa oferecer um benefício à ele.

Dessa maneira, você pode garantir seu fluxo de vendas, e ainda colaborar com seu bolso e o do seu cliente.

5 – Se você vai pegar empréstimos, planeje-se. Os empréstimos são soluções rápidas e fáceis que muitos empreendedores enxergam. O problema dessa alternativa é, basicamente, um: fazer um empréstimo é fazer uma dívida que pode chegar a valores muito além do esperado.

Se você precisa de solicitar um empréstimo com muita urgência, lembre-se de colocar o valor no seu planejamento, além de ter bastante confiança que seus investimentos trarão retorno.

Você pode começar a entender mais um pouco dos processos se especializando. Faça um MBA com Professores renomados e atuantes no mercado e tenha maior sucesso na gestão do seu negócio.

 5 dicas para o microempreendedor sobreviver à recessão

Blog

VER MAIS