Início da página

Blog

Início da página

Blog

Letra menorLetra maior
AcessibilidadeContraste
Logo
BIBLIOTECA
CONTATO
C.H.
Data Publicação - 19/06/2020
Professores
Última Edição - 19/06/2020
MEC
Autor - Equipe FGW
Início>Blog>Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?
 Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Qual é a primeira informação que vem à sua cabeça quando pensa em Recursos Humanos? Geralmente muito associado ao processo de recrutamento dentro das empresas, o RH tem uma função que vai muito além disso, sempre pensando no lado humano de cada colaborador. O RH Estratégico nasceu justamente disso, de pensar no ser humano.

Você pode estar se perguntando:

O que de fato é RH estratégico? A atuação estratégica do departamento de Recursos Humanos é o sonho de todo profissional da área. Primeiro, o profissional deve entender que ele não está sozinho. Ele faz parte do todo. Inclusive, deve estar envolvido em vários procedimentos da empresa.

Por muitas vezes o profissional cai no vício de ser somente muito técnico e muito operacional. A primeira atitude desse profissional deve ser: saber ouvir. Entender o que a organização quer é o caminho a ser tomado, isso para não desenvolver soluções que não irão atingir os objetivos da empresa. É exatamente aí que entra a parte estratégica: para entender os objetivos da empresa, é preciso ouvir todos os departamentos.

Nesse modelo, o RH estratégico deve participar de boa parte das reuniões cruciais, seja de planejamento financeiro, organização de campanha de marketing ou até em decisões administrativas.

Esse profissional deve entender todo o espaço. Em recursos humanos, a pessoa precisa saber entregar todas as chaves para os líderes tomarem as melhores decisões para a empresa. Para entregar essas chaves, o profissional deve ser diferenciado, ele precisa ser estratégico antes de praticar o RH estratégico.

Você pode ser um especialista em RH Estratégico fazendo um MBA com os maiores nomes do mercado.

Isso significa que devemos esquecer o operacional? A resposta é simples: não. Falamos que o profissional deve ser, primeiro tático, para depois praticar o RH estratégico, isso significa que ele deve pensar em todo o processo. As atividades originais de Recursos Humanos são super necessárias e devem acontecer para um bom funcionamento da empresa.

A ideia desse modelo não é abandonar o que já sabemos. A mensuração do trabalho torna-se um grande diferencial desse profissional. Assim como os demais departamentos, o rh também deve trabalhar para ter resultados.

Se você tem vontade de ingressar nessa área, comece entendendo além do convencional, sempre procurando ser um profissional altamente estratégico. Clique aqui e saiba como funciona a graduação em Recursos Humanos.

Quem trabalha com Psicologia Organizacional também pode participar do RH Estratégico? Um psicólogo pode tranquilamente preencher uma vaga no departamento de recursos humanos, e, com isso, ele pode (e até deve) tentar conhecer a empresa que trabalha por completo.

Estreitar os interesses da empresa com a expectativa dos colaboradores é uma grande característica do profissional versátil. É claro que boa parte dessa expertise só é adquirida com bastante trabalho e experiência no setor.

Se você deseja tornar-se ainda mais forte na Psicologia Organizacional, tente fazer um MBA na área. Você pode ter a vivência com professores que atuam nessa área há muito tempo em grandes empresas.

Ficou curioso para saber mais sobre RH Estratégico? Confira este webinar que a FGW preparou com dois dos maiores nomes na área.

 Por que o RH deve ser mais estratégico e menos operacional?

Blog

VER MAIS