Início da página

Última Edição - 16/01/2020
MEC
Autor - Equipe FGW
Início>Blog>Acabei a graduação, e agora?
 Acabei a graduação, e agora?

Já tem tempo que a graduação deixou de ser um diferencial e passou a ser item básico no currículo. Após finalizar esta etapa, há quem opte por realizar um mestrado, outros uma especialização e ainda existem aqueles que voltam seus esforços para fazer um MBA.

Quando tomamos o caminho de continuar os estudos após a faculdade, é comum nos depararmos com estes dois termos: Pós-graduação e MBA. Pra começar a entender melhor, precisamos voltar um pouquinho.

Existem duas categorias de Pós-Graduação, a Lato Sensu e a Stricto Sensu. A Lato Sensu nada mais é que uma especialização em uma determinada área. Geralmente, a procura por esta categoria vem de pessoas que já estão inseridas no mercado ou pretendem se inserir. A Stricto Sensu é focada para a área de ensino e pesquisa. São os famosos, mestrado e doutorado.

Mas onde o MBA se encaixa nisso tudo?

MBA, do inglês Master of Business Administration, é uma especialização focada na área de Gestão. Os cursos MBA são voltados para estratégia, liderança, vendas e negócios em geral.

O motivo que leva uma pessoa optar por um MBA é se tornar ainda mais forte no mercado. São cursos que fazem o aluno se aprofundar cada vez mais dentro da própria área, trazendo um conhecimento (geralmente levado por Professores que são referências na área) prático e funcional.

Mas qual MBA devo escolher?

Na hora de escolher o melhor curso, após sair da graduação, devemos ficar atentos. Qual é o seu objetivo? Em qual área você pretende atuar? Você já trabalha? Qual é a sua experiência profissional? Tudo isto conta.

Como o MBA funciona como uma especialização, o ideal é você sempre focar no seu objetivo profissional. Existe uma grande variedade de opções de cursos, com foco em diversos setores: Psicologia Organizacional e do Trabalho, Gestão de Lojas, Gestão de Serviços no Varejo, Gestão Empresarial, Gestão Integrada da Qualidade, Marketing Digital, RH Estratégico, Gestão de E-commerce e muitas outras.

Escolher uma faculdade séria é parte crucial do processo.

Optar por uma instituição que proporcione aulas com professores renomados e que agregue, de verdade, é o primeiro passo para ter vida acadêmica satisfatória e garantir-se no mercado.

Outro ponto positivo ponto positivo em escolher uma faculdade de excelência é a metodologia. Não adianta você investir em um curso que não acrescente em nada. O certo a se fazer é, sem dúvidas, optar por um lugar que ofereça muito mais que professores de qualidade, mas também uma boa estrutura, suporte sempre que precisar e principalmente oportunidades.

O fato é, se você saiu da graduação agora ou deseja retomar os estudos após um longo tempo parado, pense bem sobre o curso que irá fazer. O mercado não para nunca, então a escolha deve ser sábia. A FGW pode te ajudar a escolher o MBA ideal, entre em contato conosco.

Acabei a graduação, e agora?

VER MAIS