Início da página

Última Edição - 17/01/2020
MEC
Autor - Equipe FGW
Início>Blog>Graduação: Vale a pena investir mesmo?
 Graduação: Vale a pena investir mesmo?

Quantas vezes você já perguntou para si mesmo se precisava voltar a estudar? Será que uma graduação muda tanto assim a carreira de alguém? Bom, isto é o que vamos descobrir agora.

Se investir em um curso superior vale tanto a pena assim, porque todo mundo não faz? Se você está aqui, significa que há pelo menos alguma curiosidade sobre o tema, e este talvez seja o “start” que você está precisando.

O primeiro motivo que mais influencia na hora de optar por estudar ou não é o salário. Em 2017, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou uma pesquisa em que mostra a média salarial no Brasil por nível acadêmico. Foi constatado que um graduado recebe quase 3 vezes mais do que um não graduado.

Ah! Com um pouquinho mais de esforço e uma pós-graduação no currículo, o conhecimento não é a única coisa que você levará consigo. O salário para cursos que você realiza após a graduação chega a ser 334% maior do que a média do Brasil.

Se mudarmos o foco para oportunidades, a gama aumenta também. Iniciar uma graduação renova seus interesses e seu círculo social passa a receber novas pessoas. Ter ao seu lado pessoas que atuam na área ou têm o desejo de atuar, pode abrir novas portas para sua carreira e, trabalhar naquela empresa que você sempre sonhou, pode ser mais fácil do que parece.

Decidi fazer uma graduação, qual o próximo passo?

O primeiro passo para quem vai começar a graduação é escolher a área de maior afinidade. Se você ainda tem dúvidas de qual carreira seguir, fique tranquilo, você pode fazer um teste vocacional. MAS CUIDADO: nem todos os testes disponíveis na internet são confiáveis. Você pode realizar este teste diretamente com um psicólgo.

Sabendo o direcionamento e tendo em mente seus objetivos, você precisa escolher um curso dentro da sua área e também a faculdade.

Observação: verifique se a faculdade é reconhecida pelo MEC, isto é o mais importante!

Confira o manual de ingresso na faculdade clicando aqui.

Já estou inserido no mercado, compensa investir em uma graduação?

Sabemos que não é fácil conciliar o trabalho com novas atividades, e não é por isto que você precisa abandonar a ideia de estudar. As vantagens em ter um diploma de ensino superior ultrapassam qualquer possível dificuldade do processo.

Por mais demorado que pareça, nunca houve tempos tão fáceis para se profissionalizar ainda mais. Um curso EaD, por exemplo, é uma excelente alternativa para quem precisa conciliar melhor os horários. Saber que você pode ser mais valorizado, no seu local de trabalho, já é um motivo e tanto para investir em educação.

A graduação pode e vai abrir novas portas para o formado. Com limites e horizontes expandidos, as possibilidades de crescimento dentro, ou até mesmo em outras empresas, são percebidas rapidamente. Grande parte dos alunos FGW já poderão sair da graduação empregados na área de atuação.

Já decidi o curso, como faço minha matrícula?

Agora que já sabe a carreira que deseja seguir, entre em contato com a faculdade. A FGW pode te atender até mesmo por WhatsApp e sanar todas as suas dúvidas.

Graduação: Vale a pena investir mesmo?

VER MAIS