Início da página

Última Edição - 17/01/2020
MEC
Autor - Equipe FGW
Início>Blog>Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença?
 Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença?

Você sabe qual é a diferença entre um curso tecnólogo e um bacharelado? O tecnólogo e o técnico tem alguma coisa relacionada? Quando terminar de ler, você não só saberá o que é cada um, mas como também poderá escolher o que mais combina com você.

Para podermos entender melhor cada um, precisamos saber para que cada um deles serve, veja só:

BACHARELADO

O que faz um bacharel?

O bacharelado tem foco maior no mercado de trabalho, profissionalizando aqueles que desejam exercer uma função mais prática.

Uma pessoa formada em Administração poderá escolher uma determinada área para atuar. O foco não é simplesmente em um departamento específico, ou seja, as opções são maiores e ideais para pessoas que ainda não sabem exatamente o que pretendem exercer. O bacharelado também tem uma maior duração, podendo variar entre 4 e 6 anos.

A pós-graduação funciona justamente para o profissional bacharel se especializar. O lado positivo do bacharelado é que ele oferece uma base sólida, permitindo que a pós-graduação seja aproveitada ao máximo, sem necessidade de voltar conteúdo.

O bacharelado é ideal para pessoas que sabem a área que gostam, mas ainda não têm em mente qual profissão irão exercer. Para aqueles que desejam de fato ter um conhecimento mais amplo, é a melhor pedida.

TECNÓLOGO

Os cursos tecnólogos, diferentemente do bacharelado, foram criados para suprir necessidades específicas do mercado de trabalho. Ao invés de concentrar em toda uma área, o tecnólogo resolve uma determinada etapa de um processo muito maior. Um exemplo de tecnólogo é o de Gestão em Recursos Humanos.

A parte de RH é vista num bacharelado em Administração, por exemplo, mas, o formado no tecnólogo terá uma maior profundidade se tratando de recursos humanos, enquanto o Administrador terá apenas uma visão mais genérica sobre Recursos Humanos.

Muitas pessoas se questionam: mas um tecnólogo vale o mesmo que um bacharelado? A resposta é SIM. O MEC reconhece um diploma do tecnólogo como ensino superior da mesma maneira.

O tecnólogo é recomendado para aqueles que já tem certeza do que pretendem fazer e também para aquelas pessoas que já atuam na área, mas vêem a necessidade de se especializar.

Pergunta frequente: cursos Técnicos e Tecnólogos são a mesma coisa?

NÃO! Os cursos técnicos não são considerados de nível superior, mas sim de nível médio. Embora ambas modalidades tenham o foco em solucionar problemas específicos do mercado, eles não capacitam da mesma maneira.

Não se esqueça, tanto para os cursos tecnólogos quanto para os bacharelados, é necessário que você tenha o ensino médio completo.

Tecnólogo e Bacharelado. O que é e qual a diferença?

VER MAIS