Início da página

Última Edição - 17/01/2020
MEC
Autor - Equipe FGW
Início>Blog>Tem hora certa para começar a estudar?
 Tem hora certa para começar a estudar?

Existe um caminho que sempre foi ensinado como o certo: crescer, ir para a escola, começar uma faculdade ou ingressar no mercado de trabalho. Acontece que, nem sempre as coisas ocorrem como planejado, e aqueles que não iniciam os estudos mais cedo se sentem mais retraídos. Começar a estudar “depois do tempo previsto” pode não ser tão ruim quanto pensa. São vários fatores que colaboram para que esta experiência seja positiva. Dúvida? Aqui vão 3 motivos que encorajam qualquer pessoa de qualquer idade a começar a estudar:

Experiência de vida = Maturidade

Tomar a decisão de qual curso fazer é extremamente complicado. Por mais que você saiba qual área prefere, a grande quantidade de opções transforma a cabeça de um interessado em estudar numa completa bagunça. Agora pense o seguinte: você, no auge da juventude, recém formado no ensino médio, precisa tomar uma decisão que irá alterar todo o seu futuro. Sabe qual o resultado?

Segundo dados do INEP, 21% das pessoas que ingressaram em Instituições de ensino em 2017 fizeram a prova do ENEM novamente em 2018.

Uma pessoa mais experiente, com mais responsabilidades e mais tempo de vida, corre menos risco na hora de decidir o que fazer. Como muitas vezes essas pessoas já estão inseridas no mercado de trabalho, uma graduação (ou qualquer outro curso que seja) chega para acrescentar.

Maior envolvimento com tecnologia

Começar a estudar, nos dias de hoje significa ficar cada vez mais próximo de tecnologia, seja de notícias relacionadas, trabalhos acadêmicos ou até mesmo no dia a dia de um aluno comum. Esse contato é uma vantagem extremamente competitiva para o aluno mais experiente, já que a maturidade e o provável tempo de mercado que este acadêmico tem contam MUITO para contratantes.

Além das obrigações acadêmicas, alunos de todas as idades precisam se preocupar com a evolução tecnológica que o mundo está passando. Sempre tenha em mente que o mundo não para, portanto um diferencial competitivo é sempre saber um pouquinho a mais que o que se pede.

Foco: você conhece seu objetivo

Tem quem volte a estudar pra acrescentar na vida profissional, tem que volte por motivos pessoais, tem quem pense mais além, querendo se especializar em outras áreas, enfim, as motivações são várias.

Ter um foco faz com que os alunos mais velhos levem seu curso mais a sério. Ter em mente durante o período acadêmico o que você quer, facilita muito o processo de aprendizado e faz com que a absorção do conteúdo seja muito maior.

Se você tomou a decisão de voltar a estudar, mas ainda tem muitas dúvidas de como começar, conciliação de tempo, valores ou qualquer outra coisa, sugerimos que pense em um curso à distância. Desta maneira você não precisa abrir mão dos seus horários e pode facilitar muito seu caminho para o sucesso profissional.

Saiba mais sobre cursos EaD clicando aqui.

Uma das surpresas que você pode ter ao voltar a estudar é o ritmo. Não se assuste. Com o tempo parado, é completamente normal que você leve um tempinho para se acostumar, mas não é nada que prejudique o caminhar do seu curso.

Conheça a FGW! A faculdade com foco na área de gestão, pertencente ao Grupo Woli, organização com mais de 17 anos de mercado e que conta com Professores executivos das maiores empresas do Brasil.

Tem hora certa para começar a estudar?

VER MAIS